Document
PATROCINADORES

Brasil bate recorde em geração solar

O Brasil ultrapassou a marca de 10 gigawatts (GW) de potência operacional em geração de energia solar fotovoltaica, informa a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com a entidade, a fonte solar já resultou em mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos e cerca de 300 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 que poderiam vir de fontes térmicas.

Com a marca, o país passa a fazer parte do grupo de 15 países com maior capacidade de geração solar instalada, lista liderada pela China (253,8 GW), seguida pelos Estados Unidos (73,8 GW) e Japão (68,6 GW). Único da América Latina no Top 15 elaborado pela Agência Internacional parta Energia Renováveis (Irena), o Brasil tem condições de facilmente expandir essa capacidade, eventualmente aliviando os custos aos consumidores.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, disse, em nota Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar,

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.