Segmentos de recreação e lazer foram destaques da pesquisa, com crescimento de 12,6%
De acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgados nesta sexta-feira (5), as vendas do comércio brasileiro registraram um aumento de 1,7% em abril de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O estudo aponta que esse resultado é reflexo do efeito da inflação no período e indica um aumento na receita de vendas observado pelo setor varejista.
O macrossetor de serviços teve um crescimento de 3,8%, impulsionado pelo segmento de recreação e lazer. Quanto ao segmento de bens não duráveis, que apresentou uma alta de 3,1%, houve influência do segmento de Drogarias e Farmácias.
No entanto, o único macrossetor que apresentou queda nas vendas, de 3,3%, foi o de bens duráveis e semiduráveis. O estudo indica que esse segmento foi afetado principalmente pela diminuição nas vendas de materiais para construção.
Regiões
De acordo com o ICVA nominal, os resultados de cada região brasileira em março foram:
- Sul: +2,4%
- Sudeste: +2,1%
- Norte: +1,5%
- Centro oeste: +0,4%
- Nordeste: +0,3%
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, conforme as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
Já o ICVA nominal é um recorte do índice geral visando informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação).