Document
PATROCINADORES

Vendas no varejo crescem 1,4% em maio, aponta IBGE

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (7) que as vendas no comércio varejista nacional avançaram 1,4% em maio. Foi a segunda alta mensal seguida do setor, que se encontra 3,9% acima do patamar pré-pandemia. A expansão observada em abril foi revisada de 1,8% para 4,9%. O varejo agora acumula ganhos de 6,8% no ano e de 5,4% considerando os últimos 12 meses.

O aumento nas vendas em maio, conforme o IBGE, foi acompanhado por sete das oito atividades apuradas pela pesquisa. Entre elas, a maior variação foi em tecidos, vestuário e calçados (16,8%), seguida por combustíveis e lubrificantes (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%).

Livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%) foram os outros acréscimos. A única queda captada no mês foi em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%).

De acordo com Cristiano Santos, gerente do estudo, o indicador no acumulado em um ano (5,4%) indicou um crescimento no ritmo das vendas. “Em março de 2020, esse indicador estava em 2,2% e depois foi zerado pelos efeitos da pandemia. Após algum tempo, ele foi crescendo de forma lenta e, no início deste ano, caiu novamente por conta do agravamento da pandemia. De março a abril, houve aumento de três pontos percentuais. O final da trajetória até maio representou um momento de aceleração”, destacou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.