Na comparação com o mesmo período de 2022, houve crescimento de 0,5%
O volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresceu 0,1% em abril na comparação com março, informou nesta quarta-feira (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril de 2022, houve crescimento de 0,5%, o que representou o nono resultado positivo consecutivo do índice. Já no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 0,9%.
O dado positivo próximo da estabilidade em abril no comércio varejista brasileiro representou o quarto resultado mensal seguido sem variações negativas: 3,8% em janeiro, 0,0% em fevereiro, 0,8% em março e 0,1% em abril. Com isso, o patamar da série histórica ajustada sazonalmente se encontra 4,7% acima do mínimo, que foi atingido em dezembro de 2022.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado da atividade em abril está ligado principalmente às vendas da Páscoa. “Neste ano, houve uma volta ao padrão de antes, e o resultado forte das vendas da Páscoa puxou o setor de hiper e supermercados”, comparou
Das oito atividades analisadas pela pesquisa, apenas três tiveram resultados positivos em abril: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%). O setor de hiper e supermercados, o de maior peso entre as atividades, teve a maior influência positiva no mês. Foi o maior crescimento do setor desde março de 2020 (10,5%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, o volume de vendas caiu 1,6% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou em 1,3%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,1%, acumulando no ano alta de 3,3% ante o mesmo período de 2022 e mantendo estabilidade (0,0) no acumulado em 12 meses.
Estados
O comércio varejista teve resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação em abril na comparação com março, com destaque para Paraíba (3,6%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,0%). Por outro lado, houve resultados negativos em 11 estados, destacando-se Espírito Santo (-4,3%), Amapá (-1,2%) e Paraná (-1,1%).
Na mesma comparação, o comércio varejista ampliado teve resultados negativos em 17 das 27 UFs, com destaque para Mato Grosso do Sul (-7,3%), Rondônia (-5,1%) e Paraná (-5,1%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 10 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Bahia (4,8%), Minas Gerais (4,0%) e Maranhão (3,5%).
Ante abril de 2022, o comércio varejista teve resultados positivos em 17 das 27 UFs, com destaque para Tocantins (12,2%), Roraima (10,7%) e Alagoas (8,7%). Por outro lado, houve recuos em 10 das Unidades da Federação, com destaque para: Rio Grande do Norte (-7,1%), Rio Grande do Sul (-2,4%) e Goiás (-2,3%).
Considerando o comércio varejista ampliado, a variação entre abril de 2023 e abril de 2022 mostrou um aumento de 3,1%, com resultados positivos em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Tocantins (24,6%), Acre (15,7%) e Bahia (11,4%).Por outro lado, pressionando negativamente, figuram oito das 27 Unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso do Sul (-12,0%), Ceará (-8,5%) e Rio Grande do Norte (-7,8%).