Foi a quarta contração consecutiva do indicador
As vendas do varejo físico brasileiro apresentaram uma queda de 0,4% em abril comparação com o mês de março. Essa contração representa o quarto período consecutivo de declínio desse indicador, que já havia registrado uma redução de 0,2% na transição de fevereiro para março. Esses dados foram divulgados pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.
Três dos seis grupos apresentaram queda nas vendas durante esse período. O setor de Material de Construção registrou uma redução de 1,0%, o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios apresentou uma queda de 2,1%, e o grupo de Veículos, Motos e Peças registrou a maior retração, com uma queda de 4,8%.
Por outro lado, registraram avanço os grupos Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (1,4%); Móveis, Eletrodomésticos e Informática (1,1%) e Combustíveis e Lubrificantes (0,8%).
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o ritmo lento do setor deve se manter, ao menos no curto prazo. “Temos observado oscilações mínimas, que podem ser consideradas uma estabilidade. A longo prazo, especialmente quando sentirmos melhora nos índices de inadimplência, isso refletirá positivamente no comércio, que deve alavancar a retomada econômica”, afirma.
O Indicador Serasa Experian é construído pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.