Document
PATROCINADORES

TCU aprova concessão da Via Dutra e da Rio-Santos

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de concessão das rodovias BR-116 e BR-101, nos trechos que concetam os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Serão licitadas a Via Dutra (BR-116), ligando as duas capitais estaduais, assim como a Rio-Santos, o trecho da BR-101. A aprovação pelo TCU é a última etapa antes da publicação do edital de concessão. As duas concessões somam 625,8 kms que serão administrados pelo vencedor do leilão por 30 anos. A expectativa é que o certame ocorra entre setembro e dezembro deste ano. No total, estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada com duplicações das pistas, implantação de terceiras e quartas faixas, vias marginais, entre outras melhorias.

As duas rodovias foram colocadas no mesmo pacotes a fim de compensar o risco de prejuízos na operação da Rio-Santos, de menor fluxo. Atualmente sob administração da CCR, nos 364 km da Dutra a ênfase das obras deverá ser no trecho de 17 km da sinuosa Serra das Araras, entre Pirapi e Piracambi, no Rio, onde há um alto índice de acidentes.

Uma novidade na concessão pode ser a adoção de um sistema free flow de pedágio, com pagamento eletrônico de tarifas, o que oferece a possibilidade de mudança na cobrança de acordo com a demanda de veículos. O sistema será testado em um trecho no município de Guarulhos, na Grande SP.

(Com Agência Brasil)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.