Document
PATROCINADORES

Taxa de desemprego fica em 11,8% em setembro, mostra IBGE

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados nesta quinta-feira (31) pelo IBGE, mostram que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,8% no trimestre móvel de julho a setembro – queda de 0,2 ponto percentual na comparação com o trimestre móvel de abril a junho (12%) e recuo de 0,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2018 (11,9%). Conforme o IBGE, o desemprego atinge 12,5 milhões de brasileiros. A população ocupada está em 93,8 milhões.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos) chegou a 33,1 milhões, com estabilidade em ambas as comparações trimestrais. A categoria dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (11,8 milhões de pessoas) foi recorde na série histórica e cresceu nas duas comparações: 2,9% (ou mais 338 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 3,4% (mais 384 mil pessoas) frente ao mesmo trimestre de 2018.

A categoria dos trabalhadores por conta própria chegou a 24,4 milhões de pessoas, também novo recorde na série histórica, crescendo 1,2% (mais 293 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e 4,3% (mais 1,0 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período de 2018. O grupo dos empregados no setor público (inclusive servidores estatutários e militares) foi estimado em 11,7 milhões de pessoas e também não teve variações significativas nas duas comparações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.