Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

SP continua líder no ranking da competitividade

Estado melhorou sua classificação em cinco dos 10 critérios analisados. Confira os top 10

O estado de São Paulo continua na liderança do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a startup Seall. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad).

São Paulo recebeu uma pontuação total de 72,45, enquanto o segundo colocado, Santa Catarina, recebeu 66,90 pontos. A diferença entre os dois estados é de 5,55 pontos, maior do que a diferença de 3,95 pontos registrada no ano passado.

Houve melhora na classificação em cinco dos 10 critérios analisados, entre os quais solidez fiscal e sustentabilidade social. Na segurança pública, que tem o maior peso no ranking, São Paulo está na quarta colocação, atrás de Santa Catarina, Distrito Federal e Paraíba.

O ranking avalia 99 indicadores, como infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

No top 10 do ranking, além de São Paulo, o Sudeste conta com outros dois representantes: Minas Gerais (em 6º lugar) e Espírito Santo (em 10º). O Rio de Janeiro é o 11º colocado.

Os três estados do Sul do país estão entre os cinco primeiros: Santa Catarina é o vice-líder, Paraná é o terceiro e o Rio Grande do Sul, quinto lugar. O Centro-Oeste também está representado entre os 10 primeiros, com o Distrito Federal (4º), Goiás (7º), Mato Grosso (8º) e Mato Grosso do Sul (9º).

As regiões Norte e Nordeste não têm nenhum estado entre os 10 mais bem colocados no ranking. O estado nordestino mais bem posicionado é o Ceará, em 12º, seguido pela Paraíba, em 13º. O Amazonas é o 14º colocado, e o Tocantins, o 15º.

Em relação a 2022, não houve mudança de posição dos quatro primeiros colocados do ranking.

Veja a lista dos 10 estados mais bem colocados do ranking:

  1. São Paulo
  2. Santa Catarina
  3. Paraná
  4. Distrito Federal
  5. Rio Grande do Sul
  6. Minas Gerais
  7. Goiás
  8. Mato Grosso
  9. Mato Grosso do Sul
  10. Espírito Santo

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.