Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

“Sistema tributário do Brasil é o pior do mundo”, dispara deputado do PSDB

“Sistema tributário do Brasil é o pior do mundo”, dispara deputado do PSDB

Relator de projeto de reforma tributária no Congresso, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fez uma forte crítica à cobrança de impostos no Brasil nesta quinta-feira (22), em evento na cidade de São Paulo. Para o parlamentar, o país tem o “pior sistema tributário do mundo”, sendo que a situação piorou sensivelmente após a Constituição de 1988, com a criação de novas contribuições.

A proposta de Hauly é criar um imposto do tipo IVA (sobre valor agregado), que unificaria PIS, Pasep, Cofins, IPI, ICMS e ISS – incidentes sobre bens e serviços –, com o intuito de aumentar a produtividade da economia brasileira e acabar com a guerra fiscal entre os estados. Segundo o Doing Business 2019, divulgado pelo Banco Mundial, as empresas brasileiras são as que mais perdem tempo para pagar impostos: 1.958 horas em média, por ano. Facilitar esse processo permitiria às companhias investir em outras atividades mais produtivas.

“Não há mais o que discutir, o projeto está pronto para ser votado. O momento é decisão”, disse o tucano, que quer a votação da reforma tributária ainda neste ano. “É uma reforma suprapartidária, que interessa a todos: políticos, empresas e trabalhadores. É a microeconomia que vai resolver nossa crise”, completou.

Envie seu comentário