Document
PATROCINADORES

Setor de serviços cresce pelo quarto mês seguido, mostra IBGE

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (12) que setor de serviços avançou 1,8% em setembro na comparação com agosto. Esse foi o quarto resultado positivo consecutivo. O ganho acumulado de 13,4% no período, no entanto, ainda é insuficiente para compensar as perdas de 19,8% observadas de fevereiro a maio, na pior fase da crise do novo coronavírus. Em relação a setembro de 2019, o volume de serviços recuou 7,2%. O setor agora acumula retrações de 8,8% no ano e de 6% levando conta os últimos 12 meses.

Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram na passagem de agosto para setembro: serviços prestados às famílias (9%), outros serviços (4,8%), serviços de informação e comunicação (2%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%). Apenas serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) tiveram resultado negativo.

“Muitos trabalhadores ainda estão exercendo suas funções fora do local de trabalho e ainda há muitas pessoas que não estão saindo de casa nem viajando”, observou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa. “Por isso, estabelecimentos como restaurantes e hotéis, além do transporte de passageiros ainda não estão funcionando em plena capacidade, atuando como limitadores de um processo mais acelerado de retomada tanto dos serviços prestados às famílias como do setor de transportes como um todo”, completou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.