O Indicador da Serasa Experian que mede a atividade do comércio teve alta de 16,5% em junho na comparação com maio deste ano. Foi o segundo crescimento mensal consecutivo depois dos tombos observados em março (-15,9%) e abril (-19,8%), diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus. A expansão foi verificada em todos os setores analisados, com destaque para o segmento de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática, com maior salto na relação mensal (29,2%). Ainda na avaliação por segmentos, o segundo lugar ficou com tecidos, vestuário, calçados e acessórios (24,5%) e o terceiro com material de construção (23,9%). Na sequência, estão: combustíveis e lubrificantes (21,6%); veículos, motos e peças (15,3%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,1%). Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, já é possível verificar uma recuperação da economia, ainda que gradual. Segundo ele, esse movimento começou em maio com a reabertura dos comércios em várias cidades do país e se estendeu para junho. “O destaque para o segmento de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática também pode ser explicado pela procura maior de aparelhos eletrônicos, como celular por exemplo, considerando que as pessoas estão mais em casa e, com isso, priorizando mais seus relacionamentos sociais por meio da tecnologia. Junho também tivemos o Dia dos Namorados, uma data importante para o comércio, que deve ter contribuído para o crescimento”, destacou Rabi.