Document
PATROCINADORES

“Salários sobem no 2°semestre”, diz especialista em recrutamento

Em entrevista a MONEY REPORT, Fernando Mantovani, diretor da Robert Half, empresa de recrutamento, fala sobre as perspectivas do aumento do emprego e do nível salarial para 2018.

As empresas estão voltando a contratar?

As empresas nunca pararam de contratar. Mesmo na crise houve muitas contratações. No ano passado, o desemprego geral estava em torno de 12,5%. E vale dizer que, entre os profissionais qualificados – pessoas com mais de 25 anos e curso superior –, estava em 5,4% segundo consta no nosso estudo Índice de Confiança Robert Half. É nessa área que nós atuamos. De todo modo, a partir do segundo semestre do ano passado, notamos uma melhora no nível de emprego. As empresas se tornaram mais otimistas e começaram a tirar da gaveta projetos de expansão. O quarto trimestre do ano passado foi melhor que o terceiro. E digo que o primeiro trimestre desse ano será melhor que o quarto do ano passado.

E olhando só para 2018?

Na Robert Half houve uma melhora de 40% em janeiro na comparação com janeiro do ano passado. Não acreditamos que seja um movimento apenas nosso. Então, só pode ser um aumento do nível de emprego no mercado. E fevereiro deve ficar 30% acima de fevereiro de 2017, mesmo com o Carnaval, que no ano passado foi em março.

O nível dos salários melhorou?

Ainda não. Nos últimos três anos os salários ficaram estagnados. Ainda estamos numa situação em que o diretor financeiro tem voz mais ativa na empresa do que o diretor comercial, ou seja, ainda há um nível de austeridade considerável. Mas no segundo semestre isso deve mudar. Acredito que os salários sobem se o PIB tiver ritmo de crescimento de 2,5% no ano.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.