Document
PATROCINADORES

Receita adia prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda

Pelo segundo ano seguido, em razão da piora da pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física referente ao exercício 2021. De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 2.020, publicada na edição desta segunda-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU), o prazo foi prolongado de 30 de abril para 31 de maio.

Em razão do adiamento, o contribuinte que queira pagar o imposto via débito automático desde a primeira cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a primeira cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Também foram estendidas para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

“As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia. A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional”, destacou em nota a Receita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.