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Reajuste no diesel pressiona competitividade

Coordenadora do IPTC cita estratégias para lidar com as oscilações

O reajuste no preço do diesel, que voltou a subir após 8 semanas de queda, pressiona os custos das empresas de transporte rodoviário de cargas. O combustível representa uma parcela substancial nos custos operacionais dessas empresas, compreendendo, em média, 35% das despesas totais.

A coordenadora de projetos do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), Raquel Serini, explica que o aumento do diesel pode ser atribuído à reintrodução de um conjunto de impostos federais (PIS/Cofins) sobre o combustível. “Embora a Petrobras tenha anunciado cortes nos preços de venda nas refinarias, a restituição do imposto resultou em um acréscimo de R$ 0,03 por litro nos postos, marcando a primeira alta desde novembro. Ainda que parte do aumento da carga tributária tenha sido compensada pelo último corte nas refinarias, a tendência para 2024 dependerá das políticas governamentais em relação aos impostos sobre combustíveis”.

A coordenadora informa que esse aumento no diesel pode ser influenciado por uma série de fatores: preço do petróleo, taxa de câmbio, carga tributária, custos logísticos, política de preços da Petrobras e demanda e oferta. Para lidar com essas alterações frequentes, as empresas costumam tentar ajustar os preços cobrados, mas fazer isso toda vez que o preço do diesel muda pode causar a perda de clientes.

“Algumas estratégias incluem investir em tecnologias e práticas para usar o combustível de forma mais eficiente e encontrar rotas mais inteligentes. Usar veículos mais econômicos também é importante para manter os custos sob controle diante das constantes mudanças nos preços do diesel”, comentou Raquel quando questionada sobre como as empresas podem lidar com essas mudanças sem aumentar os preços constantemente.

Serini defende a criação de um mecanismo estabilizador de preços atrelando as alteração da cotação do barril com alíquotas de imposto. Além disso, criar incentivos às fontes renováveis (eletrificação) diminuiria a dependência ao diesel, aumentando a oferta e trazendo redução de preços.

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