Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos aos governos federal, estaduais e municipais desde 1º de janeiro, registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Essa marca foi atingida às 7h53 desta quarta-feira (19). Os valores são estimados e incluem impostos, taxas e contribuições, além de multas, juros e correção monetária.
Em 2020, esse valor foi atingido em 27 de junho e, em 2019, em 24 de maio, aponta a ACSP. “O índice aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos este ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”, afirma o economista-chefe da entidade, Marcel Solimeo.
De acordo com a ACSP, o aumento da inflação, a desvalorização do real frente ao dólar e a recuperação de alguns setores, como os de exportações, de varejo supermercadista, compras on-line e delivery contribuíram para o resultado.
O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de melhor qualidade. O painel está instalado na sede da entidade, no centro da capital paulista.