Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

Quem é Ivan Monteiro, o novo presidente da Petrobras

Quem é Ivan Monteiro, o novo presidente da Petrobras

O presidente Michel Temer confirmou Ivan Monteiro como o novo presidente da Petrobras em substituição a Pedro Parente, que deixou o cargo na sexta-feira 1o. Conheça o perfil do executivo que terá o enorme desafio de liderar a estatal brasileira.

Origem

Nasceu em Manaus (AM), em 1960, e é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Minas Gerais. Cursou MBA em Finanças no IBMEC/RJ

Carreira

A maior parte da vida profissional foi construída no Banco do Brasil. Começou como escriturário e chegou à vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, em 2009. Ficou no Banco do Brasil até 2015.

Como ingressou na Petrobras

Monteiro entrou na Petrobras em fevereiro de 2015, ainda na gestão Dilma Rousseff, por indicação de Aldemir Bendine, com quem havia trabalhado no Banco do Brasil.  Bendine presidiu a Petrobras até maio de 2016 e, pouco depois de deixar a empresa, foi preso na operação Lava Jato, suspeito de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht. Bendine nega as acusações.

O trabalho na Petrobras

O novo presidente é apontado por funcionários e analistas como um dos principais responsáveis por colocar a empresa de volta aos trilhos. Foi Monteiro quem coordenou o programa de gestão de dívidas, que deu novo fôlego financeiro à estatal. Ele também liderou o plano de vendas de ativos, que resultou em US$ 13,6 bilhões para os cofres da empresa.

Ficha limpa

Apesar de ter sido braço direito de Bendine, Monteiro nunca foi acusado de crimes nem na Petrobras, nem no Banco do Brasil.

Envie seu comentário

seis − 4 =