Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Quaest: economia e violência são as maiores preocupações

Mudança refletiria no crescimento da aprovação do governo Lula

Os brasileiros consideram que economia, violência e questões sociais são os principais problemas do país, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Os resultados indicam que 21% dos entrevistados apontam a economia como a principal preocupação, seguidos por violência com 19% e questões sociais com 18%. Outros problemas mencionados incluem saúde (15%), corrupção (12%) e educação (8%).

Em abril de 2023, a economia era a principal preocupação de 31% dos brasileiros, mas desde então, essa preocupação tem diminuído. Por outro lado, a violência, que preocupava 12% dos entrevistados em abril de 2023, tem aumentado, atingindo 19% atualmente. As questões sociais, que recuaram de 22% em abril de 2023 para 13% em dezembro, estão novamente em alta.

Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, observa que essa mudança nas preocupações dos brasileiros reflete no crescimento da aprovação do governo Lula, indicando uma melhora na percepção da economia entre os mais pobres.

“O que reforça essa tese é o fato de que a economia está perdendo protagonismo como o principal problema do país. De um ano pra cá, caiu de 31% para 21% quem afirma que a economia é o principal problema, enquanto passou de 10% para 19% quem acha que é a segurança, por exemplo”, fala.

O trabalho que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza é aprovado por 54% dos brasileiros, segundo a pesquisa Genial/Quaest, subindo quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento.

Outros 43% desaprovam. Não sabem ou não responderam somam 4%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.