Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Produção industrial de novembro cai em relação ao pré-pandemia

A produção industrial desacelerou em 0,2% na passagem de outubro para novembro de 2021, registrando o sexto mês consecutivo de resultados negativos em relação ao último período pré-pandemia. No agregado, houve um recuo de 4%. Apesar de acumular um avanço de 4,7% nos 11 meses de 2021, frente ao mesmo período de 2020, a indústria continua a se afastar do patamar pré-pandemia, aponta a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (6).

“Quando olhamos para 2020, os resultados de 2021 são quase sempre positivos, pois a base de comparação é baixa, já que no início da pandemia a indústria chegou a interromper suas atividades. O ano de 2020 fechou com um recuo de 4,5%. Entretanto, analisando mês a mês, observamos que, das 11 informações de 2021, nove foram negativas. Ou seja, o setor industrial ainda sente dificuldades, se encontrando atualmente 4,3%, abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, explicou o gerente da pesquisa, André Macedo.

Macedo lembra que o setor ainda sofre os efeitos da pandemia em âmbito global, motivo que provocou o desabastecimento de alguns insumos e encareceu o custo da produção. “O setor sofre com os juros em alta e a demanda em baixa, impactada pela inflação elevada e a precarização das condições de emprego, já que com o rendimento mais baixo, o trabalhador consome menos”, avalia o gerente.

Ele também explicou que a produção de bens de capital assinalou recuo de 3% e eliminou o avanço de 1,8% verificado em outubro. As categorias de bens semi-duráveis e intermediários registraram estabilidade, e elas respondem por 80% da média da indústria, por isso há resultados perto da estabilidade na média geral. O setor de bens de consumo duráveis é a única taxa positiva, de 0,5%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.