O índice teve variação positiva de 0,05% em setembro sobre o mês anterior
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve variação positiva de 0,05% em setembro sobre o mês anterior, segundo dado divulgado pela autoridade monetária nesta segunda-feira (14).
A leitura levou o índice a registrar ganho de 1,36% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores. Na comparação com setembro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 4%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 2,34%, de acordo com os números.
O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o PIB de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.
Aumento maior que o esperado em 2023
Contrariando a projeção do mercado, a economia brasileira deverá crescer em 2023 acima do esperado, segundo prevê a equipe do Ministério da Economia. A Secretaria de Política Econômica (SPE) calcula que o intervalo de crescimento do PIB no próximo ano ficará entre 1,4% e 2,9%, acima das atuais projeções de bancos e consultorias.
Embora tenha aumentado nas últimas seis semanas, a mediana das estimativas coletadas pelo Banco Central indica expansão de apenas 0,7% em 2023, segundo o mais recente Boletim Focus. Em nota informativa publicada na semana passada, a SPE afirma que nos últimos três anos o crescimento do Brasil superou as projeções, tanto do mercado quanto as do próprio governo.