PATROCINADORES

Pós-Brexit: UE e Reino Unido retomam negociações no fim do prazo de transição

As negociações comerciais do pós-Brexit foram retomadas pelo Reino Unido e União Europeia, por videoconferência, nesta segunda-feira (23). Vale destacar que o período do fim da transição se aproxima, porém os casos de infeção por covid de membros da equipe europeia fizeram as negociações serem suspensas. De acordo com o cronograma, o período de transição se encerra em 31 de dezembro.

O mercado avalia que sem um tratado comercial para administrar suas relações, Londres e Bruxelas (sede da UE) correm o risco de um novo choque econômico que vai somar-se às graves consequências financeiras da pandemia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou na sexta-feira (20) que houve “progressos” nos últimos dias, mas ainda “resta muito trabalho” a ser feito. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou em várias ocasiões que está preparado para uma ruptura brutal, caso não obtenha as concessões que julga adequadas por parte do bloco europeu.

Caso não consigam negociar um pacto bilateral, a partir de 1º de janeiro de 2021 Reino Unido e UE passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas e menos vantajosas estabelecidas pelos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão das Nações Unidas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezesseis =