PATROCINADORES

PIB salta 7,7% no terceiro trimestre, mostra IBGE

A economia brasileira avançou 7,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2020, melhor desempenho desde o início da série histórica, em 1996. O resultado, no entanto, não cobre totalmente as perdas de 9,6% observadas entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, na fase mais severa da crise do novo coronavírus.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, o PIB caiu 3,9%. Já no acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve queda de 3,4% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre de 2020 totalizou R$ 1,891 trilhão.

A forte recuperação entre julho e setembro foi puxada principalmente pela indústria (14,8%) e o setor de serviços (6,3%). A agricultura teve queda de 0,5%. Pela ótica da despesa, a maior influência foi a expansão de 7,6% do consumo das famílias. Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) cresceram 11%.

No que se refere ao setor externo, as Exportações de Bens e Serviços caíram de 2,1%, devido aos problemas de parceiros comerciais. Enquanto que as Importações de Bens e Serviços recuaram 9,6%, sob impacto da baixa atividade econômica e do câmbio desvalorizado.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (3) pelo IBGE.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =