A inflação apresentou alta de 3,7%
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2023 apresentou alta de 2,1% considerando a taxa anual ajustada, de acordo com a segunda leitura divulgada pelo Bureau of Economic Analysis nesta quarta-feira (30). Houve revisão frente à primeira leitura, que foi de 2,4%. No primeiro trimestre, a economia americana subiu 2%.
Também foi divulgada nesta manhã a inflação nos Estados Unidos, medida pelo núcleo de preços PCE, que apresentou alta de 3,7% no segundo trimestre, em revisão aos 3,8% da primeira leitura. No 1T23, foi de 4,90%.
O PCE é um dos principais indicadores que o Federal Reserve leva em consideração em suas decisões sobre as taxas de juros.
O índice cheio foi revisado de 2,6% para 2,5%, contra 4,1% no primeiro trimestre.
Além disso, o setor privado dos Estados Unidos contratou 177 mil trabalhadores em agosto, abaixo da projeção de 195 mil e do resultado do mês anterior de 371 mil, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP. Os dados indicam uma diminuição pela demanda por trabalhadores, o que pode afetar as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), a autoridade monetária dos EUA.