Document
PATROCINADORES

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (29) que o PIB brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano. O resultado foi puxado pelo crescimento da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%). Já a agropecuária caiu 0,4%. Em relação ao mesmo período de 2018, a economia avançou 1%. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre totalizou R$ 1,780 trilhão.

O desempenho da indústria entre abril e junho foi influenciado pela expansão das indústrias de transformação (2,0%) e construção (1,9%). Já as indústrias extrativas registraram recuo (-3,8%) no período. Nos serviços, os resultados positivos foram das atividades imobiliárias (0,7%), comércio (0,7%), informação e comunicação (0,5%) e outras atividades (0,4%).

Pela ótica da despesa, as variações positivas ficaram com as despesas de consumo das famílias (0,3%) e a formação bruta de capital fixo (3,2%), enquanto que as despesas de consumo do governo recuaram 1%. No que se refere ao setor externo, as exportações de bens e serviços caíram 1,6%, enquanto que as importações de bens e serviços cresceram 1,0% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

PIB acumula alta de 0,7% no semestre

Segundo o IBGE, PIB cresceu 0,7% no primeiro semestre de 2019 frente a igual período de 2018, o que representa uma desaceleração em relação à expansão de 1,2% no semestre encerrado em dezembro de 2018. Nesta base de comparação, houve desempenho positivo nos serviços (1,2%) e na agropecuária (0,1%). Na Indústria (-0,4%) o desempenho foi negativo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.