PATROCINADORES

Pedidos de falência sobem 12,7% em 2020, indica Boa Vista

Dados divulgados pela Boa Vista mostram que os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020 na comparação com 2019. Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. Já as falências decretadas cresceram 1,9%.

Em dezembro de 2020, os pedidos de falência e as falências decretadas apresentaram elevação de 38,1% e 30,4%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2019. Por outro lado, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas recuaram 37,9% e 34,6%, na mesma base de comparação.

Com base na avaliação mensal, apenas os pedidos de falência (6,7%) subiram na passagem de novembro para dezembro de 2020. Já as falências decretadas caíram 3,2%, assim como as recuperações judiciais deferidas (-11,3%) e os pedidos de recuperação judicial (-21,7%).

“Vale ressaltar que o ano de 2020 será lembrado pelos efeitos nocivos da pandemia sobre a economia como um todo. As medidas de isolamento social, sobretudo, no segundo trimestre do ano, foram rígidas e tiveram forte impacto sobre as pequenas e médias empresas. O resultado disso não poderia ter sido outro que não o apresentado pelo indicador de falências”, destacou a Boa Vista.

“A expectativa para 2021, por sua vez, é de retomada gradual da economia, em especial das atividades reprimidas no último ano. A imunização da população e a melhora nos fatores condicionantes da atividade, como a concessão de crédito, também serão fundamentais para manutenção dos negócios já existentes, bem como para a abertura de novos negócios.”

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =