Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem para 240 mil

É o nível mais alto desde agosto

O Departamento do Trabalho informou nesta quarta-feira (23) que 240 mil pessoas solicitaram auxílio-desemprego na semana passada, um aumento de 17 mil em relação à semana anterior. A média móvel de sinistros de quatro semanas, que suaviza a volatilidade semana a semana, aumentou em 5.500, para 226.750.

Os pedidos de seguro-desemprego são um indicador de demissões e os atuais níveis baixos mostram que os trabalhadores americanos desfrutam de uma segurança extraordinária no emprego.

Para combater a inflação que atingiu máximas de quatro décadas no início deste ano, o Federal Reserve elevou sua taxa básica de juros seis vezes desde março. O mercado imobiliário cedeu sob a pressão das taxas de hipoteca, que mais do que dobraram em relação ao ano anterior. E muitos economistas esperam que os Estados Unidos entrem em recessão no ano que vem, à medida que os custos de empréstimos mais altos desaceleram a atividade econômica.

Mas o mercado de trabalho manteve-se forte. Os empregadores criaram 261 mil empregos no mês passado e estão criando uma média de quase 407 mil por mês este ano. — a caminho de fazer de 2022 o segundo melhor ano para contratações (depois de 2021) nos registros do governo desde 1940. Há quase duas vagas de emprego para cada americano desempregado. A taxa de desemprego é de 3,7%, um pouco acima da mínima de meio século.

Os novos pedidos semanais de seguro-desemprego foram extremamente baixos no início deste ano – ficando abaixo de 200 mil durante grande parte de fevereiro, março e abril. Eles começaram a subir no final da primavera e atingiram 261 mil em meados de julho, antes de cair novamente.

“Esperamos que as demissões aumentem à medida que a demanda diminui em resposta a taxas de juros mais altas”, disse Rubeela Farooqi, economista-chefe da High Frequency Economics nos EUA, em um relatório de pesquisa. “No entanto, é provável que a mudança seja gradual, uma vez que as empresas ainda estão lutando com a escassez de mão de obra e relutarão em cortar sua força de trabalho.”

O Departamento do Trabalho disse na quarta-feira que 1,55 milhão de pessoas receberam auxílio-desemprego na semana encerrada em 12 de novembro, um aumento de 48 mil em relação à semana anterior.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.