Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Jovens empreendedores cresceram 23% na última década

De acordo com o Sebrae, os jovens representavam 16,5% do total de quase 30 milhões de empreendedores no país no final de 2023

Levantamento realizado pelo Sebrae revela um aumento significativo no número de jovens empreendedores no Brasil ao longo da última década. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo mostra que, entre o último trimestre de 2013 e o mesmo período de 2023, a quantidade de brasileiros de 18 a 29 anos à frente de negócios próprios cresceu 23%.

De acordo com o levantamento, os jovens representavam 16,5% do total de quase 30 milhões de empreendedores no país no final de 2023. A maioria desses jovens empresários está concentrada no setor de serviços e nas regiões Sudeste (41,3%) e Nordeste (23,6%). Entre eles, 91,4% são classificados como empreendedores por conta própria, ou seja, comandam seus negócios sozinhos ou com sócios, mas sem empregados, enquanto apenas 8,6% são empregadores.

Perfil do jovem empreendedor brasileiro

O perfil desses jovens empreendedores traz insights importantes sobre as características e transformações no mercado. Entre os dados revelados, destacam-se:

  • A predominância masculina, com 62,6% dos empreendedores sendo homens, em comparação a 37,4% de mulheres.
  • A maioria se identifica como negra (pretos ou pardos), representando 57,7%, enquanto 41,3% se autodeclaram brancos.
  • Em termos de escolaridade, 45,5% possuem ensino médio completo, um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2013, e 25,9% têm ensino superior incompleto ou completo, evidenciando um avanço de 10,7 pontos percentuais na última década.
  • A carga horária semanal dedicada aos negócios é de, em média, 37 horas, um pouco abaixo da média dos empreendedores adultos (30 a 59 anos), que trabalham cerca de 40 horas semanais. Esse fator pode estar relacionado à entrada mais recente dos jovens no mercado de trabalho e à necessidade de conciliar estudos e carreira.
  • O rendimento médio desses jovens atingiu o valor histórico de R$ 2.376 no último trimestre de 2023, o mais alto já registrado na série histórica.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.