Taxa de inflação anual desacelera para 4% em maio, abaixo dos 4,9% registrados em abril
O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês), que mede a taxa de inflação oficial nos Estados Unidos, registrou uma variação de 4% nos últimos 12 meses até maio. Em abril, essa variação havia sido de 4,9%. Os dados foram divulgados pelo Bureau of Labor Statistics nesta terça-feira (13).
A inflação anual nos EUA atingiu o menor nível desde março de 2021, quando ficou em 2,6%. A meta do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, é manter a taxa de inflação em torno de 2%.
A taxa de inflação anual de maio ficou ligeiramente abaixo da mediana das projeções do mercado, que estimava uma variação de 4,1% nos últimos 12 meses.
Em maio, a inflação mensal nos EUA foi de 0,1%. Essa variação perdeu força em relação a abril, quando o CPI havia registrado um aumento de 0,4%.
De acordo com o Bureau of Labor Statistics, o índice de habitação foi o principal responsável pelo aumento mensal (+0,6%), seguido pelos alimentos (+0,2%). A inflação no setor de energia recuou 3,6% no mês.
O Fed aumentou as taxas de juros pela décima reunião consecutiva em maio, situando-se entre 5% e 5,25% ao ano. Essas taxas estão no nível mais alto desde junho de 2006.
O Fed realizará uma reunião na quarta-feira (14) para definir o novo patamar das taxas de juros. Parte do mercado espera que as taxas sejam mantidas no mesmo nível, interrompendo o ciclo de aumentos que começou em março de 2022.