Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Monitor do PIB aponta crescimento de 0,3% no 2º trimestre

A economia brasileira cresceu 3,3% de maio para junho e 0,3% do primeiro para o segundo trimestre do ano, segundo dados do Monitor do PIB, divulgado nesta segunda-feira (20) pela Fundação Getulio Vargas. Em relação a junho de 2017, o avanço foi de 1,2%. O índice teve alta de 2,4% na comparação entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período do ano passado. “O crescimento positivo de 0,3% do PIB no segundo trimestre indica que, a despeito dos impactos negativos que a greve dos caminhoneiros ocasionou na economia em maio; estes efeitos foram, em grande parte, revertidos em junho. Mesmo com o trimestre tendo sido encerrado com retrações em segmentos chaves como indústria, formação bruta de capital fixo e exportação, houve crescimento da agropecuária, serviços e consumo das famílias, fazendo com que a economia continue na sua trajetória de lenta retomada”, afirmou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Por que é importante

O PIB calculado mensalmente pela FGV não é o indicador oficial para medir o ritmo econômico brasileiro, mas serve como uma prévia do índice oficial, do IBGE, que é divulgado trimestralmente

Quem ganha

O consumo das famílias, que apresentou crescimento de 1,8% no segundo trimestre

Quem perde

A exportação, que retraiu 2,9% no período

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.