PATROCINADORES

Ministério da Economia: “Cenário de crescimento para 2020 é desafiador”

Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia afirmou que o PIB do país voltou a apresentar uma recuperação consistente – após a expansão de 1,1% em 2019. A secretaria destacou que a melhora substancial está sendo puxada pelo aquecimento do setor privado, independentemente do desempenho setor público. Sobre as projeções para 2020, avaliação é que o surto do coronavírus pode afetar o ritmo da retomada.

“A disseminação do vírus causou forte reação nos preços de ativos no mundo e aumento na aversão a risco. A epidemia tornou o cenário para o crescimento deste ano mais desafiador, ao reduzir as perspectivas de crescimento mundial e adicionar incertezas. Ainda não se sabe qual será a magnitude e a duração do surto, o que dificulta um cálculo preciso de seus impactos econômicos”, diz o texto.

Apesar do coronavírus, a equipe econômica apontou sinais de otimismo no comunicado.

“Do ponto de vista estrutural, as medidas que buscam melhorar a alocação de recursos na economia tendem a produzir efeitos maiores, dada a natureza de tais transformações. A consolidação do ajuste fiscal também deverá permitir a continuidade do processo de substituição do setor público pelo setor privado. O investimento deve acelerar, puxado pela redução na taxa de juros, aumento da lucratividade das empresas e expansão do crédito. O prosseguimento da agenda de reformas também pode contribuir nesta direção.”

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.