Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S subiu 0,21% na 2ª quadrissemana de setembro

Maior contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, cuja taxa de variação passou de -0,02% para 0,56%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de setembro de 2024 subiu 0,21% e acumula alta de 4,12% nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), nesta segunda-feira (16).

Nesta apuração, seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Habitação cuja taxa de variação passou de -0,02%, na primeira quadrissemana de setembro de 2024 para 0,56% na segunda quadrissemana de setembro de 2024. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cujo preço variou 2,29%, ante -0,14% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Alimentação (-0,45% para -0,17%), Despesas Diversas (0,41% para 0,72%), Educação, Leitura e Recreação (0,48% para 0,67%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,13% para 0,19%) e Comunicação (-0,08% para 0,09%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: hortaliças e legumes (-15,90% para -14,00%), cigarros (0,71% para 4,17%), passagem aérea (2,54% para 3,79%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,44% para -0,35%) e mensalidade para TV por assinatura (0,00% para 1,92%).

Em contrapartida, os grupos Transportes (0,36% para 0,03%) e Vestuário (-0,22% para -0,34%) apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: gasolina (0,74% para -0,11%) e calçados infantis (2,76% para 1,27%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.