Inflação semanal acelera em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Brasília, segundo FGV
O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou aceleração da inflação em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na última quadrissemana de julho. A média nacional do índice também avançou, passando de 0,31% para 0,37% no período, conforme divulgado nesta segunda-feira (4).
São Paulo puxou a alta, com a inflação local subindo de 0,45% para 0,69%. Outras capitais que apresentaram avanço foram Salvador (de 0,08% para 0,22%), Porto Alegre (de 0,08% para 0,16%) e Brasília (de 0,31% para 0,34%).
Já o Rio de Janeiro teve desaceleração acentuada, com o índice recuando de 0,18% para 0,01%. Em Recife, a variação caiu de 0,54% para 0,37%, e em Belo Horizonte, de 0,43% para 0,30%.
Os dados refletem o comportamento recente dos preços ao consumidor em meio às oscilações de custo de serviços e alimentos nas principais regiões metropolitanas do país. O IPC-S é um dos principais termômetros da inflação sentida pelas famílias brasileiras no curto prazo.
