Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S sobe 0,94% na terceira quadrissemana de março

Gasolina teve elevação de 1,94%, ante queda de 0,56% no período anterior. Acumulado em 12 meses é de 9,24%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de março de 2022 subiu 0,94% e acumula alta de 9,24% nos últimos 12 meses, divulgou nesta quarta-feira (23) a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

Nesta apuração, sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes cuja taxa de variação passou de 0,46%, na segunda quadrissemana de março de 2022 para 1,37% na terceira quadrissemana de março de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item gasolina, cujo preço variou 1,94%, ante -0,56% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Habitação (0,53% para 0,90%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,09% para 0,22%), Vestuário (0,73% para 0,96%), Educação, Leitura e Recreação (0,14% para 0,19%), Despesas Diversas (0,24% para 0,30%) e Alimentação (1,79% para 1,82%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: tarifa de eletricidade residencial (0,06% para 0,89%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,29% para 0,64%), roupas masculinas (1,36% para 1,76%), excursão e tour (-0,28% para 0,54%), serviços bancários (0,17% para 0,21%) e aves e ovos (-0,21% para 0,47%).

Em contrapartida, o grupo Comunicação (-0,06% para -0,13%) apresentou recuo em sua taxa de variação. Nesta classe de despesa, vale citar o item mensalidade para internet (-0,04% para -0,20%).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.