Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S sobe 0,7% na 2ª quadrissemana de novembro

Maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa passou de 2,43% para 1,29%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de novembro de 2022 variou 0,7% e acumula alta de 4,65% nos últimos 12 meses. O levantamento foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) nesta quarta-feira (16).

Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de 2,43%, na primeira quadrissemana de novembro de 2022 para 1,29% na segunda quadrissemana de novembro de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou 4,95%, ante 9,91% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Vestuário (0,86% para 0,65%), Despesas Diversas (0,16% para 0,12%) e Habitação (0,41% para 0,39%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: roupas masculinas (1,00% para 0,35%), alimentos para animais domésticos (0,93% para 0,61%) e taxa de água e esgoto residencial (2,65% para 1,84%).

Em contrapartida, os grupos Transportes (0,21% para 0,74%), Alimentação (0,83% para 0,88%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,99% para 1,00%) e Comunicação (-0,82% para -0,62%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: gasolina (-0,30% para 1,33%), hortaliças e legumes (9,74% para 10,64%), aparelhos médico-odontológicos (0,49% para 0,63%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-1,71% para -1,05%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.