Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S sobe 0,67% na 4ª quadrissemana de junho

Maior contribuição para o resultado foi o grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa de variação passou de 2,76% para 2,06%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de junho de 2022 variou 0,67% e acumula alta de 10,31% nos últimos 12 meses, divulgou nesta sexta-feira (1°) a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

Nesta apuração, seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de 2,76%, na terceira quadrissemana de junho de 2022 para 2,06% na quarta quadrissemana de junho de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou 9,43%, ante 12,64% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Comunicação (-0,49% para -1,08%), Habitação (0,62% para 0,43%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,59% para 0,42%), Vestuário (1,47% para 1,26%) e Despesas Diversas (0,28% para 0,13%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-1,23% para -2,59%), taxa de água e esgoto residencial (2,21% para 1,09%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,23% para -0,68%), calçados masculinos (1,25% para 0,84%) e tarifa postal (2,03% para 0,21%).

Em contrapartida, os grupos Alimentação (1,01% para 1,30%) e Transportes (0,11% para 0,18%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: frutas (-1,60% para 0,62%) e gasolina (-0,16% para 0,18%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.