Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S sobe 0,07% segunda quadrissemana de julho

Maior contribuição partiu do grupo Transportes, cuja taxa de variação ficou em -0,46%

O Índice de Preços ao Consumidor — Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,07% na segunda quadrissemana de julho e acumula alta de 3,53% nos últimos 12 meses.

Nesta apuração quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes cuja taxa de variação passou de -0,46%, na primeira quadrissemana de julho de 2023 para 0,20% na segunda quadrissemana de julho de 2023. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item automóvel novo, cujo preço variou -3,20%, ante -5,28% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Alimentação (-0,22% para -0,08%), Educação, Leitura e Recreação (1,17% para 1,19%) e Despesas Diversas (0,16% para 0,20%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: hortaliças e legumes (1,91% para 3,70%), cursos formais (0,00% para 0,14%) e alimentos para animais domésticos (1,53% para 2,27%).

Em contrapartida, os grupos Habitação (-0,11% para -0,42%), Vestuário (0,39% para 0,24%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,06% para 0,02%) e Comunicação (0,18% para 0,16%) apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: tarifa de eletricidade residencial (-0,16% para -1,82%), roupas femininas (0,56% para 0,24%), medicamentos em geral (0,19% para 0,04%) e serviços de streaming (0,23% para 0,15%).

A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 22/07 será divulgado no dia 24/07.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.