Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Inflação pelo IPC-S sobe 0,76% na 3ª quadrissemana

Maior contribuição partiu do grupo Educação, cuja taxa passou de 3,44% para 2,76%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de junho de 2022 variou 0,76% e acumula alta de 10,41% nos últimos 12 meses, divulgou nesta quinta-feira (23) a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

Nesta apuração, sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de 3,44%, na segunda quadrissemana de junho de 2022 para 2,76% na terceira quadrissemana de junho de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou 12,64%, ante 15,90% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (0,30% para 0,11%), Habitação (0,79% para 0,62%), Vestuário (1,94% para 1,47%), Despesas Diversas (0,61% para 0,28%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,72% para 0,59%) e Comunicação (-0,23% para -0,49%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: etanol (-4,87% para -6,59%), taxa de água e esgoto residencial (3,21% para 2,21%), roupas masculinas (2,93% para 1,97%), serviços bancários (0,75% para 0,17%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,95% para 0,23%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-0,58% para -1,23%).

Em contrapartida, o grupo Alimentação (0,70% para 1,01%) apresentou avanço em sua taxa de variação. Nesta classe de despesa, vale citar o item hortaliças e legumes (-8,04% para -6,75%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.