Document
PATROCINADORES

Inflação de acesso à internet é 11 vezes maior que IPCA acumulado do ano

O índice do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mede a variação de preços para o acesso à internet no Brasil teve variação de 8,51% em agosto, segundo pesquisa mensal divulgada nesta semana. Com o aumento, a inflação para a internet é 11 vezes maior que a variação de preços geral da economia no ano, que acumula 0,7% desde janeiro.

O acesso à internet é um subitem do grupo comunicação, um dos componentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial para a inflação no Brasil. Ao divulgar a variação do IPCA de agosto, de 0,24%, o IBGE explicou que o aumento do índice preços para o acesso à internet se deu por causa do reajuste de uma das empresas do setor, que têm o sigilo resguardado para colaborar com a pesquisa mensal de preços.

O aumento de agosto foi o único registrado em 2020 para o acesso à internet, já que os reajustes são anuais e contratuais. Entre janeiro e julho, não houve variação de preços, portanto o índice foi zero para esse subitem do IPCA nesse período.

Com Agência Brasil

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.