Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Indicador Antecedente de Emprego cai 0,4 ponto em maio

Resultado sugere que o mercado de trabalho não deve retomar tendência favorável obtida em 2022, mas sem pioras expressivas

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 0,4 ponto em maio, para 74,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice ficou estável ao variar -0,1 ponto, para 75,3 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), nesta quarta-feira (7).

“O IAEmp voltou a cair em maio e mantém sua oscilação em torno do patamar de 75 pontos. Depois de uma desaceleração mais forte no final de 2022, o indicador parece se manter estável em um patamar mais baixo. O resultado sugere que o mercado de trabalho não deve retomar a tendência favorável observada em 2022, mas que também não deve ter pioras expressivas. A retomada da atividade econômica se torna fundamental para uma recuperação do emprego”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Em fevereiro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para queda, com destaques para indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços que contribuiu negativamente com 0,6 ponto e o indicador de Tendência dos Negócios da Indústria com -0,7 ponto. 

Por outro lado, o destaque positivo veio do indicador de Emprego Local Futuro da Sondagem do Consumidor que contribuiu com 1 ponto, embora essa contribuição não seja ainda suficiente para reverter o sinal negativo do IAEmp.  

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.