Document
PATROCINADORES

IBGE começa teste nacional para o Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, a partir desta quinta-feira (4) até meados de dezembro, o primeiro teste nacional para o Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos e comunidades nas 27 unidades da Federação que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores.

Os testes incluem todas as etapas do censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).

Segundo a instituição, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem. Por quest~]oes orçamentarias, o levantamento nacional foi adiado por dois anos consecutivos. Além de apresentar aos governo dados sobre a população, seus dados servem para balizar a iniciativa privada em pesquisas de mercado, consumo das famílias, potencial acesso ao crédito, nível de instrução formal, oferta de serviços públicos, bens duráveis e semiduráveis, mudanças demográficas, renda per capita e salários médios.

A operação censitária de 2022 será totalmente informatizada, conforme o IBGE. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos data centers com alto desempenho.

(com Agência Brasil)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.