Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Greve no BC adia divulgação do Focus

Investidores vão contar só com os contratos futuros de DI negociados na B3 para avaliar os juros futuros

A greve de servidores do Banco Central (BC) impedeo lançamento do Boletim Focus, que seria conhecido às 8h25 desta segunda-feira (4), um dos principais indicadores observados por analistas de mercado e investidores. Os funcionários estão em paralisação por tempo indeterminado em reivindicação por reajuste salarial e reestruturação da carreira. O comunicado da autoridade monetária se limitou a dizer apenas a dizer que a divulgação iria atrasar.

O relatório Focus traz o resumo de projeções de mais de cem agentes do mercado, como economistas e estrategistas de bancos e corretoras, sobre uma série de indicadores econômicos. Os mais relevantes e acompanhados por investidores são os que tratam das expectativas de inflação e de taxa básica de juros, a Selic.

Com isso, investidores só contam com os parâmetros estabelecidos pelos contratos futuros de DI negociados na B3 para avaliar as expectativas e as apostas de investidores sobre os juros futuros. No encerramento da última semana, dois dos contratos mais negociados, com vencimento em janeiro de 2023 e janeiro de 2024, apontavam respectivamente juros de 12,63% e 11,825%, sinalizando uma avaliação do mercado de que as taxas devem ficar em patamar próximos ao que se espera que alcancem na próxima reunião do Copom, em maio.

Segundo o último boletim Focus, divulgado na segunda-feira (28), com projeções colhidas até a sexta anterior (25), a mediana das estimativas apontavam a Selic em 13% ao ano ao fim de 2022 e de 9,00% ao fim de 2023. Atualmente a taxa Selic está em 11,75% ao ano, com expectativa consensual no mercado de que passará para 12,75% na reunião dos dias 3 e 4 de maio.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.