O governo federal já gastou mais da metade dos créditos extraordinários previstos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. De acordo com levantamento da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão consultivo do Senado, o valor desembolsado já chega a R$ 277,85 bilhões, ou 54,3% dos R$ 511,27 bilhões autorizados pelo Orçamento de Guerra. Mais da metade desses desembolsos foram com o auxílio emergencial de R$ 600, que consumiram R$ 167,55 bilhões – ou 65,9% do total gasto.
Com um valor bem distante do aplicado no auxílio emergencial, os gastos com a ajuda financeira para estados e municípios aparecem em segundo lugar nos desembolsos, com R$ 30,1 bilhões; as ações de saúde consumiram R$ 23,68 bilhões; o Benefício Emergencial aos trabalhadores formais que tiveram contrato suspenso ou jornada reduzida, R$ 20,9 bilhões; e o aporte ao Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre calotes no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), R$ 15,9 bilhões.
