PATROCINADORES

Fundo com royalties do petróleo pode ajudar governo a conter alta da gasolina

O Ministério de Minas e Energia segue discutindo a criação de mecanismos para compensar uma eventual disparada do preço da gasolina em momentos de crise, como a recente tensão entre Estados Unidos e Irã. Segundo o jornal O Globo, uma medida em avaliação é a implantação de um fundo composto com o dinheiro “extra” arrecadado com a exploração de petróleo no país.

“As expectativas de royalties e participações especiais são lançadas no Orçamento. Como nós hoje somos exportadores e estamos aumentando a nossa produção de petróleo, quando o preço do petróleo sobe, é bom para quem produz e para quem exporta. Se você tem uma expectativa, e esse valor vai muito além da expectativa, você pode fazer alguma coisa com esse valor acima”, explicou o ministro Bento Albuquerque.

A ideia ainda será estudada pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro receba até fevereiro um pacote de soluções para evitar que altas fortes no petróleo cheguem ao consumidor final.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.