Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

FMI: dívida bruta do Brasil vai superar PIB de 2020

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta quarta-feira (14) que a dívida bruta do Brasil irá superar ainda em 2020 a marca de 100% do PIB e seguirá em tendência de alta até 2025. A relação entre dívida bruta e PIB do país deve passar de 89,5%, observada em 2019, para 101,4%, projetada para o final do ano – chegando a 104,4% nos próximos cinco anos. A piora é um reflexo do aumento emergencial de gastos públicos adotado pelo governo para conter os efeitos econômicos e sociais da crise do novo coronavírus. O patamar de endividamento brasileiro é o segundo mais alto entre as economias emergentes, ficando atrás apenas de Angola.

Por que é importante

A alta do endividamento é mais um motivo para que o país mantenha o compromisso com o ajuste fiscal e faça as reformas necessárias para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer o processo de retomada econômica

Quem ganha

Governantes preocupados com o controle de gastos

Quem perde

Iniciativas populistas que contribuem para piorar o rombo nas contas públicas

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.