Document
PATROCINADORES

Exame: especialistas em análise experimental levam Nobel de Economia

Os americanos David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens levaram o Nobel de Economia 2021. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 11, pela Real Academia de Ciências da Suécia. Eles analisam novas perspectivas sobre o mercado de trabalhando, fazendo conexões com situações da vida real.

Segundo a organização, o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel 2021 foi dividido, metade concedido a David Card “por suas contribuições empíricas para a economia do trabalho”.

A outra metade em conjunto com Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens “por seus métodos metodológicos contribuições para a análise das relações causais”.

Prêmio Nobel

Criado pelo químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, o Prêmio Nobel laureia desde 1901 os profissionais que realizaram descobertas ou contribuições relevantes para a humanidade em 6 áreas-chave: medicina, química, física, literatura, paz e economia.

Os vencedores são escolhidos por um corpo de jurados associado à instituição do Nobel, a maior parte deles suecos. Além do reconhecimento público e da medalha de ouro com o rosto de Alfred Nobel esculpido, os premiados também ganham uma quantia em dinheiro. Em 2021, o montante é de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 6,2 milhões de reais, para cada categoria.

Quem pode ser indicado ao Nobel

Qualquer pessoa está elegível para um prêmio Nobel, indivíduos ou organizações. Há um grupo de pessoas que faz as indicações, como acadêmicos, ex-vencedores do prêmio, parlamentares, entre outros.

A organização não divulga oficialmente o nome de quem está concorrendo, mas alguns nomes são divulgados pelas próprias pessoas que fizeram a indicação. A escolha é feita, depois, por um comitê menor, de cinco pessoas, que fica em Oslo, na Noruega, e atua em total sigilo até o dia do prêmio.

Nomes como o presidente americano, Donald Trump, ou o brasileiro, Jair Bolsonaro, chegaram a ser indicados por alguns membros para o Nobel da Paz de 2020. Até mesmo o atacante brasileiro Roberto Firmino foi indicado no ano passado. Mas a indicação não garante o prêmio ou sequer garante que o nome indicado será um dos cotados.

_______________________________________________________________________

Por Da Redação

Publicado anteriormente em: https://cutt.ly/wE4Ypel

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.