PATROCINADORES

Estados podem perder R$ 36 bilhões com a queda no consumo de gasolina

Da redação
6 de junho de 2020

As regras de isolamento social, que colocaram milhões de pessoas trabalhando em casa e reduziram o trânsito nas cidades, podem diminuir a arrecadação dos estados brasileiros. A razão está na queda do consumo da gasolina e do álcool, algo que deve continuar — embora embora em outro ritmo — mesmo com o final da quarentena.

Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética, publicado pelo jornal O Globo, essa diminuição deve reduzir a arrecadação de impostos sobre os combustíveis para os estados em R$ 36 bilhões até 2022 (esse tributo representa 20 % de todo o volume captado através de ICMS nas unidades estaduais). O total arrecadado com ICMS relativo aos combustíveis em 2019 foi de R$ 89,7 bilhões. Para este ano, espera-se uma perda de R$ 15,5 bilhões, enquanto a diminuição de 2021 deve ser de R$ 12,7 bilhões e a de 2022, R$ 7,5 bilhões.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve