O “Barômetro da Infraestrutura”, pesquisa realizada pela EY em conjunto com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), aponta que 56,4% dos empresários do setor estão otimistas com uma possível melhora na economia do Brasil nos próximos três anos. Somente 13,2% dos executivos mostraram pessimismo e 29,1% responderam que o cenário deve continuar estável.
Sobre o momento atual, os empresários da infraestrutura indicaram que estão à procura de oportunidades de negócios e desenvolvimento de projetos. Mas, conforme o levantamento, a avaliação deles é que o poder público aproveita pouco o potencial para investimentos privados via realização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no setor.
A questão da segurança jurídica é um dos principais entraves para o avanço do segmento, segundo o estudo. Os executivos do setor argumentaram que não basta ter um ambiente legal e contratual imutável, mas sim contar com um contexto no qual soluções de conflitos e imprevistos possam ser abordados em um cenário onde exista a previsibilidade na tomada de decisões e confiança.
A pesquisa ouviu 234 profissionais em cargos de liderança, CEOs e tomadores de decisão de suas respectivas empresas.