Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Economia mantém projeção para o PIB e vê inflação acima da meta em 2021

Um boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia aponta que o PIB brasileiro deve crescer 3,2% em 2021. O resultado é o mesmo projetado no relatório anterior, de novembro de 2020. O desempenho, no entanto, não compensaria as perdas observadas no ano passado, quando o PIB retraiu 4,1% influenciado pelos efeitos da pandemia. Diante da valorização do dólar e a pressão dos preços dos alimentos, a SPE elevou a estimativa para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 3,23% para 4,42%. O resultado ficaria acima do centro da meta de 3,75% estipulada pelo Banco Central para o ano.

Por que é importante

O relatório sugere que, na avaliação do Ministério da Economia, o recrudescimento da pandemia no início de 2021 ainda não afeta o desempenho da atividade econômica ao longo do ano

Quem ganha

Com o dólar valorizado, as empresas exportadoras

Quem perde

A disparada da inflação impacta principalmente a população mais pobre

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.