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Do moletom para o blazer – começou a Black Friday

Com possibilidade de recorde de vendas, dada a demanda reprimida decorrente do período mais rigoroso da pandemia, a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é faturar R$ 4 bilhões na Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (26), mas que agita o consumo há mais de uma semana e deve continuar por alguns dias adiante. Seria o maior volume registrado desde que a data foi incorporada ao calendário do comércio, em 2010, e um crescimento de 3,8% em relação ao ano passado. Porém, se incluída a inflação, com um acúmulo em 12 meses de mais de 11% em novembro, de acordo com o Índice de Preços no Consumidor Amplo, a receita pode ser 6,5% menor, estima a entidade. A Black Friday só perde em importância para o Natal, Dias das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, em ordem decrescente.

Mas o que esperar do comportamento do consumidor? A especialista em varejo, Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores, considera que as demandas estão mais complexas, com o e-commerce e as redes exigindo atenção. Confira: “Prevemos que os segmentos de vestuários e calçados, eletro e alimentício serão os grandes beneficiados, porém com demandas de serviços e atendimento mais complexos. “Os canais de comunicação direta com o consumidor [WhatsApp, SMS, Instagram, por exemplo] serão demandados como nunca. O varejo tem que se preparar para fornecer muitas informações, apoio técnico e obviamente vender. Garantir uma experiência única ao consumir [UX – user experience] com navegação rápida, facilidade de uso, integrando a base de informações dos clientes em todas as plataformas [lojas físicas, canais de comunicação e demais pontos de contato existentes] vai garantir o retorno dos clientes atuais e a captura de novos clientes”.

“As pessoas passaram um ano e meio vestindo moletom e chinelo e agora, vão aproveitar a Black Friday para atualizar seu guarda-roupa, até porque as festas, casamentos, encontros estão a milhão. Estima-se que acontecerão mais de 25% de festas de casamento nesse último trimestre”

Ana Paula Tozzi
Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores

Tozzi acredita que com os usuário on-line batendo recordes, as expectativas para a Black Friday são otimistas para o digital, mas talvez, nem tão otimistas para as lojas físicas, que ainda sentirão o efeito da resistência de parte dos consumidores a circularem em shoppings e ruas.

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