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Digitalização do mercado imobiliário avança, mas cliente ainda cobra dados mais precisos

A 4ª rodada da “Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro”, realizada pela DataZAP+, área de inteligência de dados imobiliário do ZAP+, apontou que as medidas preferidas dos futuros compradores e locatários são a visualização de fotos profissionais, busca do endereço completo (rua, número e bairro) e uso de filtros específicos para encontrar o imóvel ideal.

Por outro lado, a vistoria online, a visita virtual ao imóvel mobiliado e a assinatura digital de contrato foram usadas somente por 10% ou menos dos entrevistados. “O mercado imobiliário se adaptou rapidamente ao novo cenário pandêmico, buscando atender as necessidades e desejos dos clientes durante o isolamento social. Isso mostra o quão resiliente e dinâmico é o setor”, comentou Danilo Igliori, economista da DataZAP+.

Mesmo com as ferramentas digitais conquistando espaço no processo da procura, o estudo também avaliou quais dois instrumentos ainda precisavam ser aprimorados segundo o ponto de vista dos consumidores. A principal melhoria a ser feita, segundo 63% dos entrevistados, é o fornecimento do endereço completo, seguido por fotos profissionais do imóvel e mais opções nos portais e/ou sites de imobiliárias (34% cada um).

“O endereço completo é fundamental para que o consumidor possa verificar as características da redondeza do local onde ele pretende alugar ou comprar o imóvel, por exemplo, se existe comércio, escolas, transporte e outros. As fotos profissionais, por outro lado, também são relevantes, pois comunicam a real condição do imóvel anunciado nas plataformas digitais. Desta forma, a pesquisa aponta algumas das medidas que podem ser úteis para o desenvolvimento do ecossistema do mercado imobiliário”, completou o economista.

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