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Dia dos Namorados deve injetar R$ 23 bilhões na economia

Apesar da queda em relação ao ano passado, a data é importante para a economia, com destaque para presentes como cosméticos, roupas e calçados

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que o Dia dos Namorados deste ano deve gerar um significativo movimento no comércio, estimado em R$ 23 bilhões.

O levantamento indica que aproximadamente 96 milhões de consumidores pretendem realizar compras, embora esse número represente uma diminuição de 3,8 milhões em relação ao ano anterior. Entre os entrevistados, 59% planejam presentear na ocasião, com destaque para cônjuges, que lideram a lista de destinatários com 54%, seguidos por namorados(as) com 37%.

Importância para a economia

Segundo José César da Costa, presidente da CNDL, “A pesquisa aponta uma pequena queda no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano na comparação com o ano passado. Apesar disso, a data é de grande importância para a economia, movimentando tanto o comércio, quanto bares, restaurantes, hotéis e até mesmo viagens.”

Produtos mais procurados

O gasto médio previsto por consumidor é de R$ 238, sendo que os produtos mais procurados incluem cosméticos, roupas e calçados. A pesquisa também revela que 65% dos pagamentos serão realizados à vista, enquanto 33% optarão pelo parcelamento, principalmente utilizando cartão de crédito parcelado (31%), PIX (27%) e cartão de débito (13%)

Quanto à forma de celebração, 37% planejam comemorar em casa, 29% em restaurantes e 9% na residência do(a) parceiro(a)/noivo(a). A pesquisa indica que 71% dos entrevistados acreditam que receberão presentes na data.

Preocupação financeira

Apesar do clima festivo, a pesquisa também revela um cenário de preocupação financeira para alguns consumidores. Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, adverte: “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro.”

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